BLOG
Anthony Albuquerque

Bem-vindo ao Blog. Aqui, mergulhamos no mundo fascinante da política, com notícias e opiniões. Este espaço é destinado àqueles que buscam acompanhar o cenário político, analisando os eventos do presente à luz da história e conjecturando sobre o futuro. O mundo político em foco.


Blog

20 de novembro Dia da Consciência Negra – Viva Zumbi

Hoje e sempre nossas reverencias aqueles que deram suas vidas em favor da liberdade do povo negro.

Publicado:


20 de Novembro na terra da Liberdade, União dos palmares. O país celebra o Dia Nacional da Consciência Negra. Dia de reverenciar o legado histórico de luta do povo negro por liberdade. O sistema quer o povo negro de cabeça baixa e subserviente, eu digo, não, a esse sistema, continuamos indigestos na garganta do opressor, ato continuo de resistência.

Foi da Serra da Barriga, do Quilombo dos Palmares, que ecoou o Grito de Liberdade! Esse grito é ouvido até os dias atuais, gritos de desespero de um povo que segue massacrado. O sangue negro, os corpos pretos seguem sendo violentados. O genocídio da população negra é presente e maltrata o nosso povo. O racismo cruel faz vítimas diariamente. A violência racial segue matando os negros, aceitar ou concordar com essa violência é um ato abominável.

O apartheid é presente, o negro é segregado nos Quilombos da atualidade, as periferias. A margem de condições adequadas de sobrevivência, os periféricos seguem sobrevivendo. Os ditos violentos são extremamente violentados, pois, têm diariamente seus direitos roubados, mesma prática da época da escravidão. Por aqui não existe reparação. Os presídios têm cor, verdadeiras senzalas com amontoados de negros, alvo constante na mira das armas e de uma política desastrosa de encarceramento da população negra.

Eu digo ao povo Negro, não existe emancipação sem construção de poder. E não existe poder, se não organizar nossas forças a fim de criar autonomia social, política e econômica. É preciso que nossas ideias e ações reflitam a história do nosso povo, levem em conta nossas perspectivas e se realizem no sentido de nos fortalecer como comunidade.

União é o caminho para o enfrentamento do racismo. Precisamos nos manter combatentes. Zumbi nos mostrou que a exemplo do que foi feito no Quilombo dos Palmares, hoje devemos repetir, nos unir, nos fortalecer, esse é o caminho para nossa sobrevivência. Povo Negro unido é Povo Negro Forte. Liberte-se, Pense, Reaja, Lute. Zumbi vive em cada negro que resiste.