BLOG
Anthony Albuquerque

Bem-vindo ao Blog. Aqui, mergulhamos no mundo fascinante da política, com notícias e opiniões. Este espaço é destinado àqueles que buscam acompanhar o cenário político, analisando os eventos do presente à luz da história e conjecturando sobre o futuro. O mundo político em foco.


Deputado federal Paulão notifica Ministério do Meio Ambiente contra instalação de terminal químico em Maceió

“Mais um crime contra a cidade de Maceió”, disse Paulão.

Publicado: | Atualizado em 15/06/2023 11:29


Deputado federal Paulão (PT)

O Deputado Federal por Alagoas, Paulão, do PT, fez um pronunciamento na tribuna da Câmara do Deputados em Brasília, para se posicionar contra a instalação de um terminal químico no porto de Maceió. O deputado lembrou o maior crime ambiental urbano do mundo, que aconteceu em Maceió, ocasionado pela empresa Braskem, que prejudicou mais de 60 mil pessoas e afundou mais de 5 bairros da capital.

O deputado encaminhou um ofício à Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a respeito da instalação do terminal, que, segundo ele, poderá ser a concretização de mais um crime contra a cidade de Maceió. O que está ocorrendo agora, é uma discussão para que, no porto de Maceió, seja instalado um terminal para condicionar ácido sulfúrico.

No pronunciamento, Paulão apontou a preocupação com o meio ambiente. “O nosso porto tem toda uma realidade de corais. Quem conhece a realidade de nossas praias, que são referência em nível mundial, e faz um atentado como esse, fere de morte o Sisnama, que é o serviço nacional de meio ambiente. Portanto, não é atribuição só da prefeitura de Maceió, somente do estado, isso é competência também do governo federal”, disse ele.

O petista disse confiar na atuação da Ministra Marina Silva e da presidência do IBAMA para acompanhar o caso, e solicitou dos demais órgãos e autoridades uma atuação dentro da temática, cobrando de órgãos ambientais do município e do governo do estado, além do Ministério Público Estadual e Federal e da defensoria pública, o acompanhamento dessa situação. Segundo Paulão, esse tema deveria ser prioridade no debate político em Alagoas.

A notícia da possível instalação do terminal químico tem preocupado os maceioenses, que convivem com a destruição do crime causado pela Braskem. Agora, a possibilidade de instalação de um terminal de ácido sulfúrico, com a possibilidade de armazenamento ou comércio de um produto altamente tóxico e explosivo, ameaça o desenvolvimento urbano de bairros próximos, o entorno e o turismo, e põe medo nos moradores.