BLOG
Anthony Albuquerque

Bem-vindo ao Blog. Aqui, mergulhamos no mundo fascinante da política, com notícias e opiniões. Este espaço é destinado àqueles que buscam acompanhar o cenário político, analisando os eventos do presente à luz da história e conjecturando sobre o futuro. O mundo político em foco.


Oposição de União dos Palmares tem data para apresentar candidato

Especialistas indicam cautela: “É preciso seguir o calendário eleitoral.”

Publicado:


No debate político em União dos Palmares, do lado da situação, está definida a chapa: Júnior Menezes e Almir Belo. Do lado da oposição, muitos questionamentos estão sem resposta: Quem será o candidato da oposição? O grupo de oposição vai se unir em torno de uma única chapa? Essas perguntas têm data marcada para serem respondidas!

Para alguns especialistas, é preciso acompanhar o calendário eleitoral. Um fator essencial para a disputa de uma eleição é, sem dúvida, o partido. Para resolver situações de mudanças e ajustes, existe a famosa janela partidária, que, em 2024, tem datas definidas, entre 7 de março e 5 de abril, quando muitos poderão trocar de partido para concorrer às eleições.

Outro período importante no calendário eleitoral, seguindo a legislação vigente, são as convenções partidárias, já que, no Brasil, não é possível a candidatura avulsa. Ou seja, quem quer disputar o pleito precisa se filiar a um partido político e ser escolhido nas convenções das siglas. Pela legislação, essas convenções têm data para ocorrer: entre os dias 20 de julho e 5 de agosto de 2024.

Mesmo após as convenções, outra data determina de fato quem será candidato. É pós-registro de candidatura que o político pode bater no peito e se garantir na disputa. Seguindo o eleitoral, uma vez definidos os candidatos nas convenções, até o dia 15 de agosto, a Justiça Eleitoral vai receber os registros dos nomes escolhidos. E já foram muitos os casos em que o candidato realizava a convenção, enviava o documento para o partido fazer o registro e encerrado o prazo, a queda foi grande. O camarada dorme sonhando em ser eleito e acorda sem nem ser candidato.

15 de agosto é a data final para a oposição definir seus rumos. O candidato com seu partido, convenção realizada e registro feito, disputará o pleito. E quando o assunto é oposição, em União, do lado da situação, tentam desesperadamente promover a divisão. Do lado do povo, nos quatro cantos da cidade, ecoa a voz do eleitor que diz: “Se unir, disputa. Se dividir, perde!