BLOG
Anthony Albuquerque

Bem-vindo ao Blog. Aqui, mergulhamos no mundo fascinante da política, com notícias e opiniões. Este espaço é destinado àqueles que buscam acompanhar o cenário político, analisando os eventos do presente à luz da história e conjecturando sobre o futuro. O mundo político em foco.


Prefeitura luta na justiça contra Verde Alagoas, pela inclusão de famílias de baixa renda na tarifa social

A concessionária deve realizar automaticamente o cadastro na tarifa social para famílias de baixa renda, inscritas no CadÚnico, garantindo um desconto de 50% na conta de água.

Publicado:


Júnior Menezes e Areski Freitas - Reprodução

A Prefeitura de União dos Palmares recorreu à Justiça contra a Verde Alagoas para solicitar a implementação da tarifa social, a normalização das taxas de esgoto e a reparação de vias que sofreram danos devido a intervenções da companhia. Entre as ações se destaca o pedido para que a empresa realize automaticamente o cadastro na tarifa social para famílias de baixa renda, inscritas no CadÚnico, garantindo um desconto de 50% na conta de água e esgoto.

A importância das famílias inscritas no CadÚnico pagarem apenas 50% na conta de água vai além de uma simples redução de custo. Essa medida tem um impacto social e econômico profundo, proporcionando maior dignidade e não se trata apenas de aliviar os gastos domésticos, mas de garantir um direito básico e essencial: o acesso à água.

A falta de transparência e eficiência na concessão desse benefício tem sido um dos grandes desafios para os palmarinos. Embora existam soluções legais que garantam descontos tarifários para a população de baixa renda, o processo de acesso a esses benefícios muitas vezes envolve burocracia e falta de informação, o que exclui muitas famílias que têm direito ao desconto.

Garantir que as famílias de baixa renda paguem apenas 50% na conta de água é uma forma direta de combate à desigualdade. Após uma série de aumentos, muitos enfrentam dificuldades para pagar a conta de água. Em algumas famílias é preciso escolher entre pagar a conta de água ou comprar alimentos e remédios. Esse desconto, portanto, é mais do que um benefício econômico; ele é um fator de justiça social.

Imaginem o alívio de uma família que vive lutando para garantir o básico no final do mês, ao saber que sua conta de água pode ser reduzida pela metade. Esse desconto não é apenas uma questão financeira, é uma forma de consideração de sua dignidade, de dar um respiro em meio às dificuldades diárias. Para essas famílias, pagar apenas 50% na conta de água significa mais do que um número no papel.