
A derrota do grupo do deputado federal Paulão (PT) na disputa interna pelo comando do partido teve reflexo imediato no governo do estado: suas indicações serão substituídas por nomes ligados ao grupo de Ronaldo Medeiros, que agora assume a condução política do PT em Alagoas e passa a indicar os titulares das secretarias.
As mudanças, confirmadas pelo governador Paulo Dantas (MDB) e detalhadas pelos secretários Felipe Cordeiro (Gabinete Civil) e Vítor Pereira (Governo), consolidam um novo arranjo de forças no interior da legenda.
Mesmo antes da posse oficial do novo diretório, marcada para 6 de setembro, Medeiros se antecipou e alinhou junto ao governador a indicação dos novos nomes que irão ocupar os espaços do PT na gestão estadual.
Na Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), assume o ex-deputado estadual e ex-vereador de Maceió, Judson Cabral. Engenheiro com especialização em gestão ambiental, Cabral é uma das figuras históricas do PT no estado e aliado direto de Medeiros. Ele substitui Gino César, nome ligado ao deputado Paulão.
Já na Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, o escolhido foi Marcelo Nascimento, presidente do diretório municipal do PT em Maceió, com trajetória vinculada aos movimentos sociais e atuação reconhecida na pauta da diversidade. Marcelo substitui Maria José da Silva, também indicada por Paulão.
A leitura dentro do governo é de que as trocas não se restringem ao campo administrativo, mas representam uma mudança no campo político. Como destacou o secretário Vítor Pereira, “por regra, as indicações do PT são feitas pelo presidente do diretório estadual”, sinalizando que o governo seguirá alinhado à nova direção.
Após os escândalos envolvendo aliados, a derrota de Paulão se tornou ainda mais evidente. Sem o comando do diretório estadual e agora afastado das secretarias que controlava, o deputado perde espaço e influência no governo de Paulo Dantas. Enquanto isso, Ronaldo Medeiros assume as indicações e o desafio de consolidar sua liderança, dando novos rumos às pastas.