BLOG
Anthony Albuquerque

Bem-vindo ao Blog. Aqui, mergulhamos no mundo fascinante da política, com notícias e opiniões. Este espaço é destinado àqueles que buscam acompanhar o cenário político, analisando os eventos do presente à luz da história e conjecturando sobre o futuro. O mundo político em foco.


Política

Fábio Costa exalta operação que matou mais de 100: “Se toda semana houvesse uma operação como essa, resolveria o problema do RJ”

A megaoperação policial contra o Comando Vermelho deixou mais de 120 mortos e já é a mais letal do país.

Publicado:


O deputado federal Delegado Fábio Costa (PP) exaltou a megaoperação policial realizada nesta terça-feira (28) nos Complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, que deixou mais de 120 mortos. A ação, batizada de “Operação Contenção”, foi promovida pelo governo do Rio e já é considerada a mais letal do país.

Durante discurso na Câmara dos Deputados, Fábio Costa elogiou o trabalho das forças de segurança e defendeu a continuidade de operações semelhantes. Em suas palavras:

“Peço a oportunidade para parabenizar a ação policial da Segurança Pública do Rio de Janeiro, que culminou com a retirada de 64 criminosos de circulação. A operação só não foi mais bem-sucedida porque, infelizmente, houve também a morte de alguns policiais. Se toda semana houvesse uma operação policial como essa, a gente resolveria o problema do Rio de Janeiro.”

A fala do parlamentar ocorre em meio a uma onda de críticas sobre a letalidade policial e a falta de controle das ações de segurança pública no estado. A “Operação Contenção” já é considerada uma das mais letais da história do Rio, com um saldo que reacendeu o debate sobre os limites da força policial e o papel do Estado no combate ao crime organizado.

Durante o discurso, o deputado, que também é delegado de polícia, lamentou a morte dos quatro agentes envolvidos na operação. Segundo ele, a ação teria sido ainda mais bem-sucedida se não houvesse perdas entre os policiais.

A declaração de Fábio Costa gerou reações imediatas e levantou uma série de questionamentos. Enquanto o deputado defende a ação como um passo decisivo contra o crime, a Defensoria Pública do Rio de Janeiro afirma que 132 pessoas morreram na operação. Diante desse cenário, surgem dúvidas inevitáveis: a morte de mais de uma centena de pessoas resolveu o problema da violência no Rio de Janeiro?