BLOG
Anthony Albuquerque

Bem-vindo ao Blog. Aqui, mergulhamos no mundo fascinante da política, com notícias e opiniões. Este espaço é destinado àqueles que buscam acompanhar o cenário político, analisando os eventos do presente à luz da história e conjecturando sobre o futuro. O mundo político em foco.


Blog

Atenção, vereador: semana decisiva com o fechamento da janela partidária

Um erro na escolha do partido pode resultar em derrota!

Publicado:


Imagem ilustrativa

Um dos momentos decisivos para quem pretende disputar a eleição em 2024 está terminando. Atenção, vereador! Iniciada em 7 de março, esta semana encerra-se a famosa janela partidária.

A semana é decisiva; até a próxima sexta-feira (05), será possível desfiliação partidária para mudança de legenda, período em que legalmente é possível mudar de partido sem prejuízos aos mandatos.

A decisão errada pode custar a muitos a derrota na eleição. A escolha do partido para vereadores que disputam a reeleição é um momento decisivo. No tabuleiro da política, não existe espaço para erros para aquele que fizer uma jogada errada e escolher mal o partido.

Vereadores de mandato buscam a todo custo garantir suas reeleições. O sonho de muitos seria encontrar um grupo de candidatos nanicos, prontos a tornarem-se indiretamente seus cabos eleitorais. Afinal, é para isso que serve o candidato nanico no partido que tem vereador de mandato: massa de manobra. Nanico em partido de gigante é sinônimo de mediocridade.

Diante da negativa em aceitar um mandatário no grupo, restam aos vereadores os temidos chapões. É nessa hora que separam-se os pequenos dos grandes. No chapão, a guerra é entre gigantes, que com suas armas estão prontos para massacrar seus colegas de partido. Pós filiação, é cada um por si na disputa acirrada por cada voto. Um cabo eleitoral, uma família, podem decidir tanto vitória como derrota para quem enfrenta a disputa dentro do chapão. Como diz o ditado popular, “é briga de cachorro grande”.

E atenção, vereador, um erro agora pode representar derrota e decadência política. No campo político, não existe espaço de privilégio para quem não possui mandato. No banquete do rei, apenas mandatários; aos demais, desprezo. É só observar o cenário atual: lembra daquele vereador do passado que perdeu a eleição, todo arrogante, prepotente? Hoje é uma figura desprezível e sem prestígio algum. Então, fique esperto, vereador, sua decisão pode garantir sua reeleição ou sua derrota. Pense nisso!