
O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), vai mudar o comando de duas secretarias: a Secretaria de Comunicação (Secom) e a Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev). As nomeações dos novos titulares estão previstas para serem publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) até segunda-feira, 27, e as posses devem ocorrer na terça-feira, 28.
Essas movimentações no alto escalão do governo ocorrem poucos dias após o retorno de Dantas ao comando do Executivo estadual. A proximidade das eleições de 2026 levanta especulações de que as mudanças buscam aprimorar a gestão, visando melhores resultados.
Após 10 anos no cargo e experiência em dois governos diferentes, Joaldo Cavalcante deixou a Secretaria de Comunicação. Na Seprev, Paloma Tojal também encerra sua gestão, marcada por avanços em ações importantes na prevenção à violência no estado.
Para suceder Joaldo Cavalcante, o governador nomeou o jornalista Wendel Palhares, até então secretário executivo da Secom e colaborador de longa data de Cavalcante. Essa escolha reforça a continuidade das políticas de comunicação do governo, garantindo uma transição suave.
Na Seprev, Ricardo Tenório Dória foi indicado para liderar a secretaria. Atual presidente da Junta Comercial de Alagoas (Juceal), Dória tem se destacado por modernizar a instituição e transformá-la em autarquia.
A decisão de Paulo Dantas de realizar essas mudanças pode ser interpretada como um movimento estratégico para alinhar a gestão com as demandas atuais e preparar o terreno para as eleições de 2026. A manutenção de nomes experientes em posições-chave promove renovação com perfis técnicos, demonstrando uma preocupação em equilibrar continuidade e inovação.
Além disso, a escolha de Dantas por realizar as trocas pouco após seu retorno ao governo reforça a ideia de que ele está disposto a ajustar as peças para otimizar os resultados da administração. Em um momento em que a política estadual está em constante efervescência, cada escolha pode ser determinante para o futuro do governo e de sua base de apoio.