BLOG
Anthony Albuquerque

Bem-vindo ao Blog. Aqui, mergulhamos no mundo fascinante da política, com notícias e opiniões. Este espaço é destinado àqueles que buscam acompanhar o cenário político, analisando os eventos do presente à luz da história e conjecturando sobre o futuro. O mundo político em foco.


Blog

Disputa por prefeituras acirra rivalidade entre Renan Calheiros e Arthur Lira

Tanto para Lira quanto para Renan as prefeituras têm um valor precioso. Afinal, elas são essenciais e garantem poder para a manutenção de seus cargos em Brasília.

Publicado:


Renan Calheiros e Arthur Lira

Dois alagoanos disputam poder e influência política na capital do poder nacional, Brasília. De um lado, com influência no governo Lula, está o pai do Ministro dos Transportes, senador Renan Calheiros (MDB-AL); do outro, o presidente reeleito da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). De olho nas eleições de 2026, cidades de Alagoas se tornam palco da rivalidade, na disputa entre os dois grupos por prefeituras.

O presidente do MDB em Alagoas, Renan Calheiros, vem com força total para disputar as eleições municipais de 2024. A influência do grupo calheirista é gigante; na eleição de 2020, elegeram 39 prefeitos, garantindo à legenda destaque por possuir mais prefeituras.

A estratégia de fortalecimento da sigla é ambiciosa. Hoje, junto aos eleitos em 2020, são 69 prefeitos filiados ao MDB, dos 102 municípios do estado. Apoiando os que buscam a reeleição e fortalecendo novas candidaturas, contam com o governo do estado para fortalecer seus candidatos.

A principal força de oposição ao grupo do MDB vem do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Eleito em 2020 com 219.452 votos, 13,26% dos votos válidos, Lira foi o candidato mais votado no estado e o 33º mais votado no país. Seu poder de articulação foi comprovado em sua reeleição para a presidência da Câmara, com 464 votos de 509 parlamentares, diante da vitória de Lula, candidato que Lira fez oposição, apoiando Bolsonaro.

Além de algumas prefeituras no estado, a força de Lira é alicerçada junto ao governo federal, por presidir os trabalhos na Câmara até 2025 e liderar o centrão. Com indicações para cargos importantes, reforça sua base de apoio, favorecendo aliados, garantindo assim influência por todo o estado.

Tanto para Lira quanto para Renan, as prefeituras têm valor precioso; afinal, elas são essenciais, garantindo poder para a manutenção de seus cargos em Brasília. A base do sucesso e da carreira próspera de ambos é o povo alagoano. De olho em cada prefeitura, a rivalidade entre Calheiros e Lira divide Alagoas.