
O ex-prefeito de União dos Palmares e atual diretor-presidente da Emater/AL, Areski Freitas, finalizou agenda em Brasília, com visita ao ministro dos Transportes, Renan Filho. Durante o encontro, o ministro anunciou investimentos para Alagoas, com destaque para a aguardada duplicação da BR-104, no trecho que liga o município de Messias à divisa com o estado de Pernambuco.
Renan Filho apresentou detalhes sobre o andamento do projeto, que está em fase final de elaboração e deve ser concluído nos próximos 30 a 45 dias. A previsão é que a obra seja licitada no início do segundo semestre de 2025, com o início dos trabalhos programado para o final do período chuvoso.
A BR-104, segundo o ministro, é uma das obras de infraestrutura mais relevantes em execução no Brasil, e terá um impacto direto na mobilidade, na economia e no desenvolvimento regional. “Essa duplicação representa a realização de um sonho para mim, como muriciense, do Kil e também para os pernambucanos. Estamos tocando a duplicação de Caruaru até Santa Cruz do Capibaribe, com expansões previstas também na Paraíba e no Rio Grande do Norte”, destacou.
União dos Palmares será contemplada nos primeiros três lotes da obra, que se estenderá por 45 quilômetros e será dividida em trechos de 15 quilômetros cada: 1º lote: Messias até Murici; 2º lote: Murici até Branquinha; 3º lote: Branquinha até União dos Palmares.
Areski Freitas reforçou a importância desse investimento não apenas para a infraestrutura viária, mas também para a valorização econômica e social dos municípios beneficiados. A duplicação facilitará o escoamento da produção, o deslocamento de pessoas e o acesso a serviços essenciais, além de atrair novas oportunidades de negócios para a região.
“A duplicação da BR-104 é a terceira grande obra estruturante que nós vamos realizar em Alagoas”, afirmou Renan. Com essa iniciativa, o governo federal reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do Nordeste e reconhece a força e o potencial das cidades alagoanas.