BLOG
Anthony Albuquerque

Bem-vindo ao Blog. Aqui, mergulhamos no mundo fascinante da política, com notícias e opiniões. Este espaço é destinado àqueles que buscam acompanhar o cenário político, analisando os eventos do presente à luz da história e conjecturando sobre o futuro. O mundo político em foco.


Blog

Governo Lula investe em reforma do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, em União

“É possível ser livre, todos juntos. Viva o dia da África! Viva Zumbi dos Palmares! Viva Dandara! E vamos pra frente! Estamos juntos”, disse Margareth Menezes.

Publicado:


Prefeito Kil, Margareth Menezes e Ronaldo Lessa

A visita à Serra da Barriga, em União dos Palmares, da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e do Presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), João Jorge, teve o objetivo de inaugurar investimentos do governo federal na reforma e modernização do Parque Memorial Quilombo dos Palmares.

“O que for possível, o que estiver dentro das responsabilidades do Ministério da Cultura, estaremos aqui para fortalecer a cultura de Palmares, a cultura de Alagoas”, declarou a ministra da Cultura.

A cerimônia celebrou investimentos do governo federal na modernização do Parque Quilombo dos Palmares, incluindo a recuperação e modernização dos equipamentos de áudio, além da restauração e redesign de todas as placas de sinalização.

Na ocasião, também foi lançado o aplicativo da Serra da Barriga, proposta que tem o objetivo de atender melhor aos que visitam o parque, com o propósito de conhecer a história do grito de liberdade dado por Zumbi, Dandara e todos que resistiram e lutaram no Quilombo dos Palmares.

Os investimentos foram enaltecidos pelo vice-governador Ronaldo Lessa (PDT) e reforçados pelo prefeito do município, Areski Freitas (MDB). Argumento defendido pela ministra Margareth: “Esse lugar lindo, esse estado maravilhoso, que para além dos encantos, como disse o prefeito Kil, para além das praias maravilhosas e encantadoras, e da água doce, e do peixe gostoso, tem no coração essa Serra da Barriga. E tem no coração, o coração do Quilombo. E que tem no coração essa palavra liberdade”, disse ela.

Manter a preservação cultural e histórica de um dos lugares mais importantes do Brasil é o objetivo desta ação que envolve a Fundação Cultural Palmares, o Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, o Projeto Vamos Subir a Serra e o TikTok.

Essa ação do governo Lula, representado nas presenças da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e do Presidente da Fundação Cultural Palmares, João Jorge, acena para o futuro de investimentos e valorização da cultura negra no país, rompendo com o abandono e desprezo do governo Bolsonaro e da atuação desprezível de Sérgio Camargo.