A pesquisa do Instituto Falpe, divulgada nesta terça-feira (2), revelou os números da possível disputa pelo Governo de Alagoas entre o prefeito de Maceió, JHC, e o ministro Renan Filho, um embate que pode se tornar uma das eleições mais disputadas dos últimos anos no Estado.
O levantamento foi feito entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, ouvindo 1.514 eleitores de Maceió e de dez municípios da região metropolitana: Barra de São Miguel, Marechal Deodoro, Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte, Satuba, Pilar, Rio Largo, Messias, Paripueira e Barra de Santo Antônio.
Na pergunta estimulada, “em quem você votaria para governador, se as eleições fossem hoje?”, JHC aparece com 58% das intenções de voto, contra 22,5% de Renan Filho. Outros 13,5% não opinaram e 6% afirmaram que não votariam em nenhum dos dois.
O instituto também mediu a rejeição. Questionados sobre em quem não votariam de jeito nenhum, 22,5% dos entrevistados apontaram Renan Filho, enquanto JHC registrou 6,5%. Já 6% disseram rejeitar todos os nomes apresentados, e 65% preferiram não responder.
A pesquisa tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.
Com a recente declaração de Renan Filho sobre sua pretensão de disputar novamente o governo, o cenário eleitoral ganha novos contornos. Os números mostram que, nesse momento, JHC é visto como a principal força de oposição capaz de enfrentar o grupo político do MDB em Alagoas.