
O grupo governista em São José da Laje, capitaneado pelo ex-prefeito Neno, vinha enfrentando uma crise interna para definir o candidato a prefeito para a disputa eleitoral deste ano. No embate, os nomes de Ângela, Rodrigo e Ravena disputavam a indicação. Uma pesquisa eleitoral pode ter resolvido o impasse.
Os dados vêm de uma pesquisa eleitoral de opinião pública, realizada pelo Ibrape, entre os dias 9 e 10 de julho, que entrevistou 700 eleitores do município de São José da Laje.
Quando os eleitores foram perguntados: “Como você avalia a administração da prefeita Ângela Vanessa até agora?”, 78% responderam que consideram ótima/boa; 10% ruim/péssima; 12% regular e 0% não souberam/não avaliaram.
Respondendo à pergunta: “Na sua opinião, você aprova ou desaprova a maneira como a prefeita Ângela Vanessa vem administrando o município?”, 89% aprova; 11% desaprova e 0% não souberam ou não responderam.
Sobre a eleição de 2024, na espontânea a pesquisa perguntou aos entrevistados: “Se a eleição para prefeito fosse hoje, em quem você votaria?” O resultado foi o seguinte: Ângela Vanessa aparece com 49,9%. Em seguida, vem Fabrícia Veras (15,3%); Rodrigo Valença (2,6%) e 32,2% dos entrevistados não souberam responder.
A resposta espontânea do eleitor lajense demarca o cenário de polarização na disputa pela prefeitura. Os dados mostram que está definido na mente do eleitor que a disputa será entre Ângela Vanessa, na busca pela reeleição, e Fabrícia Veras, representando o grupo de oposição.
Os dados revelam também a vantagem de Ângela Vanessa em relação ao ex-prefeito Rodrigo Valença, o que pode colocar um ponto final na crise, determinando que o grupo de Neno tem como projeto para 2024 a reeleição da prefeita Ângela.
A pesquisa, com intervalo de confiança estimado em 95% e margem de erro máxima de 3,63 pontos percentuais, está registrada no TSE sob o número 06149/2024.