BLOG
Anthony Albuquerque

Bem-vindo ao Blog. Aqui, mergulhamos no mundo fascinante da política, com notícias e opiniões. Este espaço é destinado àqueles que buscam acompanhar o cenário político, analisando os eventos do presente à luz da história e conjecturando sobre o futuro. O mundo político em foco.


Política

Renan Filho defende federação entre MDB e Republicanos para 2026

“Diálogo entre Republicanos e MDB, dois grandes com lugar na Série A da política nacional”, destacou Renan Filho.

Publicado: | Atualizado em 10/05/2025 11:19


Em um cenário de reconfiguração das forças políticas nacionais, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), defendeu publicamente a criação de uma federação entre o MDB e o Republicanos. A proposta, segundo ele, visa unir legendas com afinidade programática e estratégica diante dos desafios eleitorais de 2026. A iniciativa já estaria sendo discutida pelos presidentes nacionais das siglas, Baleia Rossi (MDB) e Marcos Pereira (Republicanos).

O posicionamento do ministro chama atenção ao vir logo após a consolidação da federação entre o PP e o União Brasil, que formaram uma força política de grande influência no Congresso Nacional e nos estados.

“Conversei com o presidente Baleia Rossi, que me passava boas notícias acerca de uma federação entre MDB e Republicanos […] Desejo muita sorte aos presidentes Baleia e Marcos Pereira e vou ajudar no que for preciso neste diálogo”, afirmou o ministro em entrevista.

Renan destacou que, diante dessa nova configuração, a construção de alianças é uma estratégia vital para evitar o enfraquecimento das siglas tradicionais: “O partido que não se federar neste momento, não buscar entendimento com siglas que pensam parecido, mesmo que com uma diferença ou outra, vai ficar pequeno. E, em política, time pequeno joga em outra divisão”, declarou.

Ele reforçou que tanto o MDB quanto o Republicanos têm papel relevante a cumprir: “O MDB não pode deixar de estar na Série A, nem o Republicanos. Então, é um caminho único discutir a federação”. A analogia com a principal categoria do futebol brasileiro busca enfatizar a urgência e a importância de manter as legendas em posição de destaque no cenário político.

Em Alagoas, estado de origem do ministro, a federação entre PP e União Brasil fortaleceu um dos principais rivais do seu grupo político, o deputado federal Arthur Lira.

A possível união entre MDB e Republicanos trata-se de um movimento tático dentro do tabuleiro eleitoral que já se forma para 2026.