
Com o auditório do Polo UAB lotado, São José da Laje realizou, na última quarta-feira (9), a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social, marcou também as duas décadas de implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Brasil.
A conferência reuniu representantes da sociedade civil, trabalhadores da assistência social e gestores públicos, reforçando o caráter participativo e deliberativo do evento. Esse espaço é essencial para avaliar a política pública vigente e propor diretrizes que garantam a consolidação e o fortalecimento do SUAS, em especial em municípios do porte de São José da Laje.
“Celebrar as conquistas em prol da comunidade é refletir sobre os desafios e avanços na construção de uma assistência social mais inclusiva, protetiva e resistente às adversidades”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Carly Valença.
A fala reforça o compromisso da gestão em manter e ampliar as políticas públicas voltadas para as famílias em situação de vulnerabilidade.
Sob a gestão da prefeita Angela Vanessa e da vice-prefeita Ravena de Neno, o município vem registrando avanços significativos na área da assistência social. Entre os destaques estão a reestruturação do Cadastro Único, a reforma e reinauguração do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e a modernização da Cozinha Comunitária.
Houve também a ampliação das equipes multiprofissionais e a intensificação das ações do CRAS em datas comemorativas como a Páscoa, Dia das Mães e festas juninas, fortalecendo o vínculo comunitário.
Mais do que um marco institucional, a 11ª Conferência foi um momento de escuta, acolhimento e renovação do compromisso com aqueles que mais precisam. Ao reunir diferentes vozes da comunidade, o evento reafirmou que a política de assistência social em São José da Laje tem um olhar atento para os mais humildes, buscando garantir dignidade, proteção e oportunidades a todas as famílias.